terça-feira, 22 de setembro de 2009

DIA NACIONAL DA ESCOLA DOMINICAL


Dia Nacional da Escola Dominical
3º Domingo de setembro

A Escola Dominical é o espaço que a igreja oferece para os que amam a palavra de Deus. A educação religiosa tem suas raízes nas Sagradas Escrituras. Moisés Orientou os Pais sobre a importância de ministrarem aos filhos os mandamentos do Senhor dizendo: E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te, (Dt 6:7). Hoje, como nunca, necessitamos do genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus. Ao comemorarmos o Dia nacional da Escola Dominical, louvamos a Deus pelo projeto idealizado por Robert Raikes em 1780 a nível mundial e a nível nacional em caráter permanente por Roberto e sara Kelly que observaram que o coração das crianças seria um campo fértil para semear a palavra de Deus. A Escola Dominical não ficou so no ensino das crianças, hoje atende todas as faixas etárias, desde a criança ao ancião. Por este motivo é que chamamos a Escola da Família Cristã. É bom lembrar que a qualidade da EBD determinará o nível espiritual da Igreja local, porque é na EBD que homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças adquirem uma fé mais robusta e madura, possibilitando-os a desempenharem suas atividades na obra de Deus com mais aptidão. Os objetivos principais da Escola Dominical são:

Ganhar Almas para Jesus,
Desenvolver a espiritualidade do aluno e o caráter Cristão
Treinar o aluno para serviço do Mestre.
A Escola Dominical pode tornar-se num dos mais eficientes meios de evangelização. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra, é necessário cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos no aluno. São os hábitos que formam o caráter, e este influi no destino da pessoa. Afirma a psicologia: O pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito ao destino da pessoa. Ao prover treinamento espiritual, a EBD, apresenta ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao Divino Mestre. É tempo de explorarmos o ilimitado potencial latente no vasto campo da Escola Dominical. O professor não pode esquecer que o crescimento espiritual e intelectual dos alunos que Deus lhe confiou depende do seu preparo; esmerece-se nesse ministério, dedique-se de corpo e alma. Afinal, ensinar é também cumprir a Grande Comissão que o Senhor Jesus entregou à sua igreja.
Lembre-se: Ensinar na Escola Dominical é comunicar, mostrar, explicar, orientar e despertar a mente do aprendizado para o conhecimento da Palavra de Deus. Só através de um ensino bem estruturado, é possível alcançar-se radicais mudanças de comportamento, bons conhecimentos bíblicos e uma elevada formação espiritual. Antes de você ensinar aos alunos a Palavra, essa Palavra precisa estar em nosso coração.
“O futuro do nosso aluno depende do que for ensinado agora”. Amém!


Por
Pb. Josias Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário