quarta-feira, 5 de maio de 2010

OS PAIS E A ESCOLA

A criança pode chegar em casa com um comportamento diferente do ensinado pela família. A escola, ao recepcionar o aluno, verifica atitudes que não condizem com as normas da instituição.
Pais ou escola, de quem é a responsabilidade pela educação? Dos pais, mas em parceria com a escola. A melhor solução é a unidade.
Recentemente você lançou o livro: “Pais e professores educando com valores”, conte-nos, de forma resumida, como deve ser esta integração entre família e escola.
A escola deve proporcionar momentos para que a família participe das atividades dos filhos no colégio. E a família deve estar em contato direto com a escola, para saber o que está acontecendo com seus filhos e para colaborar de forma direta ou indireta com o que a instituição precisar.
Qual é o papel dos pais na educação dos filhos? E o da escola?
Os pais são responsáveis pela educação dos filhos e a escola deve ser parceira com os pais na educação das crianças. Os pais não devem delegar para o colégio toda a responsabilidade da educação de seus filhos, mas se aproximar da escola para buscar e incentivar essa parceria.
O que fazer para diminuir a distância entre pais e professores?
Trabalhar para que essa parceria na educação das crianças possa ser uma realidade a ser vivida no dia-a-dia.
De que maneira os problemas vividos pela criança em casa podem afetar o seu desempenho na escola?
Os problemas vividos pelas crianças em casa sempre irão afetar o desempenho na escola, em maior ou menor grau. Se essa parceria escola-família é uma realidade, os pais e os professores podem trabalhar em unidade para ajudar as crianças a resolver esses problemas.
Existe uma faixa etária em que pais e professores devem estar mais atentos à formação das crianças?
Creio que os pais e professores devem estar sempre atentos à formação das crianças, em cada faixa etária da forma adequada.
Quais são os principais valores que devem ser passados pelos professores? E quanto aos pais?
Os principais valores que devem ser passados tanto pelos pais quanto pelos professores são os relacionados com a formação do caráter das crianças: respeito, obediência, organização, lealdade, colaboração, entre outros. Podemos obter uma lista adequada observando os traços de caráter que Cristo manifestou enquanto viveu como homem.
Por Cris Poli
Cris Poli é educadora há 40 anos. Apresentadors do Reality Show Super Nanny, no SBT, e autora dos livros “Filhos Autônomos, Filhos Felizes”, “Pais separados, filhos preparados” e “Pais e professores educando com valores” .
Fonte: Portal Guia-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário