
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
DIA DA BÍBLIA EM JOINVILLE

domingo, 5 de dezembro de 2010
CPOC E CPLAD REALIZAM FORMATURA
Aconteceu no dia 24 de novembro no templo sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO) presidida pelo pastor Arcelino de Melo a formatura do CPOC e CPLAD.
O CPOC - Curso Preparatório para Orientadores de Crianças iniciou suas aulas no mês de Março com atividades todas as quartas-feiras das 19h às 21h30. Já o CPLAD iniciou suas atividades no mês de agosto nas quartas feiras no mesmo horário do CPOC. O total de professores e lideres que concluíram os respectivos cursos foram: 58 do Curso CPOC e 21 do CPLAD.
O CPOC e o CPLAD estão locados no Departamento da Escola Bíblica D
ominical (EBD) de Joinville que tem como seu diretor o Ev.
O pastor Natanael Melo vice-presidente e diretor da FUNADEJ, ao fazer uso da palavra leu a Bíblia sagrada no texto de Romanos 12:7 que Diz: “Se é ensinar haja Dedicação” em seguida agradeceu a participação da coordenação do CPOC e CPLAD pelo trabalho desenvolvido com muita dedicação durante o ano, preparando e formando lideres para trabalhar com crianças e Adolescentes.
O CPOC e o CPLAD são iniciativas que visa o
aperfeiçoamento teológico, pedagógico e intelectual dos chamados para o "ide" de Jesus, com relação ao ministério infantil e de adolescentes. Segundo o diretor Geral da EBD, Ev.
"entendemos que os líderes deste ministério necessitam estar bem preparados para transmitir o ensino que conduz para a vida e eterna".
sábado, 27 de novembro de 2010
JESUS, O MAIOR PEDAGOGO DE TODOS OS TEMPOS
Uma das principais características do método de ensino de Jesus é a sua flexibilidade. Ele sempre adaptava sua metodologia às situações específicas. O que determinava o seu método era o conteúdo de seu ensino, as características e os conhecimentos de seus discípulos, e a sua própria personalidade. O Mestre raramente fazia discursos ou pregações que hoje chamamos de “comunicação unilateral”. Ele ensinava a partir de uma situação específica; uma conversa, uma pergunta, uma necessidade ou ainda, a partir da resistência de seus ouvintes. A grande maioria das parábolas de Jesus foi contada como resposta a uma pergunta. Mesmo durante a instrução verbal, Jesus direcionava seu ensino às experiências de seus discípulos.
Ensino centrado nos alunos Jesus considerava as dúvidas, necessidades, expectativas e até os conhecimentos de seus discípulos. A formulação e a apresentação do conteúdo de seu ensino correspondiam totalmente ao modo de pensar de seus ouvintes orientais. A linguagem de Jesus era prática e ilustrada e não abstrata e sistemática. Sua prédica e ensino eram compreensíveis, acessíveis às pessoas simples e medianas de seu tempo.
Ensino através de métodos e recursos variados Jesus não ensina através da simples memorização. Mas, usava variados métodos, tais como: repetições, parábolas, simbologias, hipérboles, trocadilhos, comparações, metáforas, provérbios, enigmas, paradoxos, ironias etc. Para auxiliar na compreensão de sua mensagem, o Mestre complementava sua instrução verbal com diversos meios de expressão, como por exemplo, material visual e dramatização. Jesus pegava qualquer coisa ou objeto e os usava como exemplo: sementes, pássaros, campos, uma figueira, uma moeda, um peixe etc. As ilustrações mais notáveis de seu ensinamento foram os seus milagres. Eles não foram somente sinais de sua autoridade, mas também um poderoso meio de ensino. Para contrastar com a metodologia dos rabinos, Jesus não usava o método da memorização, porém tornava o seu ensino inesquecível por meio de palavras penetrantes e exemplos extraordinários.
Ensino baseado na reflexão O ensino de Jesus despertava a curiosidade, o interesse e, acima de tudo, a reflexão de seus ouvintes. Muitas vezes, ele respondia às perguntas com um novo questionamento ou com uma parábola, o que levava sua audiência à formulação de suas próprias conclusões. As parábolas são exemplos disso. A intenção de Jesus não era confundir seus ouvintes, mas desafiá-los a descobrirem o significado das palavras que ele proferia. Jesus foi o maior pedagogo de todos os tempos: desafiava seus alunos a aprender a partir do próprio esforço. A pedagogia moderna diz que o professor deve propor situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas dos alunos. A aprendizagem se realiza através da conduta ativa do aluno, que aprende mediante o que ele faz e não o que faz o professor. A maior parte dos ensinos de Jesus contrariava a hipocrisia dos fariseus, sacerdotes, levitas e judeus religiosos. Ele não falava de tudo abertamente, mas os que se interessavam pelas coisas do Reino de Deus, podiam entender com perfeição o que dizia através das parábolas.
Ensino baseado em relacionamentos Se o principal objetivo do professor é “transferir saberes” não há necessidade de se estabelecer relacionamentos. Mas, se sua meta principal é transformar o aluno a fim de que seja semelhante a Cristo, uma convivência positiva e afetuosa será essencial. Jesus “nomeou doze para que estivessem com ele” (Mc 3.14).
Ensino baseado no interesse do aluno Suas histórias conquistavam o coração de seus ouvintes porque vinham diretamente de encontro às suas próprias frustrações e desapontamentos. Falou de um servo impiedoso (Mt 18:23), de salários iguais por trabalhos desiguais (Mt 20:1ss), do assassinato dos lavradores (Mt 21:33ss), dos convidados indignos do casamento (Mt 22:1ss), das virgens despreparadas (Mt 25:1ss), dos investidores sábios e tolos (Mt 25:14ss), construtores sábios e tolos (Lc 6:46ss), um bom samaritano (Lc 10:30ss), um tolo homem rico (Lc 12:16ss), uma ovelha perdida, uma dracma e um filho (Lc 15:3ss) etc. O Mestre empregava grande ênfase em seus ensinos. Se tua mão ou pé te fizer pecar, “corta-os” (Mc 9:43, 45). Se teu olho te fizer pecar, “lança-o fora” (Mc 9:47). A única forma de ser discípulo de Jesus era “aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida” (Lc 14:26). Ele fazia perguntas, enfocava o seu ensino na perspectiva dos seus alunos, e usava parábolas com as massas, mas esperava até estar sozinho com seus os discípulos para explicá-las (Mt 13:10-18; Mc 5:33-34). Aqueles que verdadeiramente tivessem fome de justiça obedeceriam, aprenderiam e cresceriam. Aqueles que fossem meramente curiosos ficariam abandonados à margem do caminho.
Ensino através do próprio exemplo A vida de Jesus era compatível com aquilo que ensinava. Ele inspirava seus discípulos a imitá-lo. Orem como eu oro. Amem como eu vos amo. Sirvam como eu sirvo. Carreguem sua cruz como carrego a minha. Cuidem das ovelhas as sim como eu o faço. Terminem a sua carreira assim como terminei a minha. Os melhores mestres são exemplos vivos do conteúdo de seu ensino.
Ensino personalizado Em nenhuma ocasião nas Escrituras vemos Jesus se sentar para ensinar, dizendo: “Hoje nossa lição será Levítico, pergaminho 3”. Seus ensinamentos fluíam das necessidades das pessoas a quem ensinava, de situações e problemas que apresentavam, das verdadeiras crises da vida. Isso não quer dizer que será desnecessário um currículo organizado. Os organizadores de currículos proporcionam um enorme auxílio aos mestres em nossas igrejas. Os materiais, quando bem projetados, abrangem uma grande variedade de questões relevantes ao crescimento no Senhor. Mas, a ênfase de nossas aulas deve estar concentrada nas pessoas que delas estão participando, e não nas linhas da lição. A Palavra de Deus é a Verdade. Mas ela se tornará a “verdade-que-me-interessa” à medida que se relacionar à minha vida. Jesus compreendeu o equilíbrio entre as Escrituras e a as necessidades da vida. Muitos mestres em nossas igrejas, tanto voluntários como ministros, não entendem esse equilíbrio. O objetivo dominante em muitas classes é “Dar toda a lição” e, em seu nome, as perguntas são ignoradas, os comentários reduzidos, e as experiências pessoais restringidas. O mestre que diz: “caro aluno, gostaria de gastar mais tempo considerando sua pergunta, porém tenho mais quatro versículos para ler”, poderá concluir sua lição, mas não terá ensinado seu aluno. Planeje sua aula de forma que haja espaço para interrupções e perguntas. Estimule as discussões e a liberdade durante a aula. Ensine pessoas, não lições.
Ensino focado no caráter do aluno Os fariseus conheciam o conteúdo. Haviam decorado os cinco livros de Moisés. Dominavam uma miríade de detalhes sobre a forma mais correta de orar, de dar esmolas e de jejuar. Sua religião era uma demonstração superficial e técnica de exibições exteriores de atos rotineiros e regras decoradas, um enfadonho livro de regulamentos que os transformava em “críticos santarrões”. Jesus descrevia a ética do reino como um “rio de vida, com a claridade de seu manancial; uma moralidade de coração”. O caráter tem como enfoque o coração: pensamentos, emoções e conduta. O enfoque no pensamento pergunta: “Como você compreende isso?”. O enfoque emocional pergunta: “Como você considera ou valoriza isso?”, e o enfoque na conduta pergunta: “O que você fará com isso?”. Estas perguntas formam a trilogia do ensino sobre a construção do caráter. Para que os alunos possam desenvolver seu caráter precisam ter liberdade de pensamento e decidir por si mesmos. Jesus levava isso em consideração. Seus discípulos livremente decidiram segui-lo, enquanto o rico e jovem administrador decidiu o contrário. Judas decidiu trair Jesus, Tomé decidiu duvidar, e Pedro decidiu negar o Senhor. Os discípulos decidiram fugir quando Jesus foi preso. Os fariseus odiavam essa liberdade, pois estavam mais preocupados em controlar as pessoas.

Perfil
É Pastor, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Pós-graduado em Docência Superior e Psicopedagogia e Diretor da FAECAD. Autor dos livros "Manual do Professor de Escola Dominical", "Ensino Participativo", "Dicionário de Educação Cristã", "Abordagens e Práticas Pedagógicas", "Recursos Didáticos para a Escola Dominical" todos editados pela CPAD. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Contatos
marcos.tuler@cpad.com.br www.marcostuler.com.br www.prmarcostuler.blogspot.com.br
terça-feira, 23 de novembro de 2010
UMA FORÇA AOS PAIS
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Um determinado estudo revelou que quando a mãe e o pai frequentam regularmente as reuniões da igreja, 72 por cento dos seus filhos permanecem firmes diante de Deus.
Se só o pai frequenta regularmente as reuniões, 55 por cento dos filhos permanecem fiéis. Se apenas a mãe frequenta as reuniões, somente 15 por cento dos filhos permanecem na igreja. Se nem a mãe e nem o pai frequentam regularmente os serviços da igreja, só 6 por cento permanecem. As estatísticas falam por si mesmas. O exemplo dos pais é mais importante do que todos os esforços da Escola Bíblica. (Warren Mueller).
Por onde estão caminhando os nossos filhos? O que eles têm feito? Quais são os seus propósitos? Estão eles colocados no altar do Senhor, gozando de Sua proteção e Suas bênçãos?
Muitas vezes nos angustiamos pelo fato de nossos filhos estarem caminhando longe do Senhor. Às vezes os vemos envolvidos com más companhias e vícios. Pedimos a Deus que os liberte, que os faça reencontrar o caminho da salvação, que os transforme completamente, que lhes devolva a alegria de viver. E, o que mais nos entristece, é saber que somos responsáveis, em grande parte, pela situação em que se encontram.
Quando podíamos estar conduzindo-os para a igreja, preocupávamos com outras prioridades. Quando eles pediam para que os levássemos à Escola Bíblica, inventávamos uma desculpa qualquer para não irmos. Quando pediam para participar de alguma programação interessante, dizíamos que aquilo era bobagem e que havia coisa mais interessante a fazer.
Eles foram esfriando, desanimando, esquecendo… Eles cresceram e tomaram novos rumos. Queremos levá-los agora ao culto, mas eles não querem mais.
Se os nossos filhos estão indo às reuniões da igreja, não podemos deixar de acompanhá-los. É a coisa mais importante de nossa vida. É a nossa maior prioridade. Nós lhes daremos o testemunho, os ajudaremos a crescer na fé e a força que irão adquirir nesse período os conduzirá, para sempre, na presença do Senhor dos senhores, o nosso Salvador Jesus Cristo.
Pr. Paulo Roberto Barbosa,
Fonte: Escuro Iluminado (http://intervox.nce.ufrj.br/~tprobert/index.html).
domingo, 24 de outubro de 2010
O Líder como Ser Moral - Palestra Ministrada no ENCOEBD/2010 - Palestrante Pr. Altair Germano
O valor do corpo na educacao crista - Autor: Prof. Fernando Albano
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
JOINVILLE REALIZOU O ENCONTRO DE ESCOLAS DOMINICAIS (ENCOEBD/2010)
Aconteceu, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville e dependências da Faculdade Anhanguera localizada a Rua Florianópolis nº. 100, o ENCOEBD 2010 (Encontro de Escolas Bíblicas Dominicais).
A Escola bíblica Dominical da Igreja Assembléia de Deus tem aproximadamente 11 mil alunos matriculados, e um corpo docente de quase 1400 professores nas diversas faixas etária. A igreja está sob a presidência do Pr. Arcelino Vitor de Melo e tem como Diretor Geral da EBD o Ev. Josias Rosa.
O tema escolhido para o ENCOEBD 2010 foi, "Conquistando com amor o desejo por Cristo", com base bíblica
Estiveram palestrando no evento os seguintes irmãos:
Pr. Altair Germano/PE, Profª. Dabinei Ferreira/PR, Presbíteros Volnei Soethe, Fernando Albano de SC, Professoras: Maria Aparecida Soethe, Jacqueline Schalm, Silvana Silva e Edna Felício, todas de Santa Catarina.
Estiveram participando no evento mais de 800 professores da Escola Bíblica Dominical de Joinville.
O evento realizou-se dentro das perspectivas, "estamos muito alegres e agradecidos a Deus pelas bênçãos recebidas, mas não podemos deixar de agradecer nosso presidente Pr. Arcelino Vitor de melo, pelo total apoio ao departamento da EBD dando-nos liberdade para trabalhar e realizarmos o ENCOEBD/2010” salientou o Ev.
O Pastor Arcelino, após ter participado da plenária para professores de Jovens e Adultos e percorrido as oficinas nas dependências da Faculdade Anhanguera disse: “Estou feliz pelo empenho da coordenação da EBD em Joinville e maravilhado com os nossos professores pelo esforço e dedicação ao participarem deste evento realizado na área de ensino, pois os irmãos de Joinville têm dado uma demonstração de amor a obra de Deus ao participarem dos COMPEDs nos distritos, como também no ENCOEBD. Tudo isso contribui e faz da Assembléia de Deus de Joinville a maior Escola Bíblica Dominical do estado”.
Ao nosso Deus tributamos honras e glórias para sempre...
Equipe de Apoio, diretoria e alguns palestrantes
Equipe de Apoio com o casal Ev. Josias Rosa e Áurea Rosa (Diretor e Secretária da EBD)
Pr. Altair Germano/PE (Preletor) e Ev. Josias Rosa
Grupo de Louvor da esquerda para a direita: Otoniel Gonçalves, Auriane Pires e Marcos Henrique Pires)
Distrito 25
Distrito com maior numero de participantes (67 inscritos)
Sergio Negerbon Junior (Ganhador do Netebook)
terça-feira, 5 de outubro de 2010
DIA NACIONAL DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL É COMEMORADO EM JOINVILLE/SC
No distrito 15 o evento foi realizado na Congregação do Itaum (Sede do Distrito) onde contou com excelente participação das seguintes congregações: São Paulo, Emanuel e Guanabara. “Num total de 279 Alunos Matriculados no Distrito, 203 alunos estiveram presente, totalizando 73% na frequencia” (frisou o Coordenador distrital). O evento foi organizado pelo coordenador distrital Dc. Denílson Dias juntamente com os superintendentes das congregações.
No distrito
O encerramento das festividades aconteceu as 19h00min com o culto da família com participações diversas. A organização do evento ficou sob a responsabilidade da irmã Noeli de Carvalho superintendente da EBD local.
No distrito 6 o evento foi realizado no Centro de Educação e Cultura (CEEDUC), usufruindo do espaço do Colégio Evangélico para as divisões das classes. Todos os eventos tiveram total apoio dos pastores distritais dos respectivos distritos.
O Diretor da Escola Bíblica Dominical em Joinville, Ev.







quinta-feira, 5 de agosto de 2010
MAIS UM PROJETO DA EBD DA IEADJO TORNA-SE REALIDADE
Serão abordados no Curso os seguintes Temas:
- Quem é o Líder do Adolescente – Profª. Maria Aparecida Soethe e Pb. Volnei Soethe
- As características essenciais do educador Teen - Adolescência: A luta pela Identidade – Profª. Edna Felício
- Etapas e Crise na Adolescência
- Pastoreando Adolescentes – Sara Pavesi Veiga
- A Principal Linguagem – O Amor
- Atividades a serem desenvolvidas com adolescentes – Profª. Graziele Santana - Como preparar e realizar um acampamento
- Gincanas Bíblicas
- Ensine a Bíblia através de Jogos e competições Lúdicas
- Teatros
- Debates
- Até onde podemos ir para alcançar adolescentes de um determinado bairro ou região?
Hoje a Escola Bíblica Dominical conta com aproximadamente 2250 adolescentes
O objetivo para 2011 e realizar dois curso, um de março a Junho e outro de Julho a outubro. O curso é realizado nas dependências do templo sede da Assembléia de Deus em Joinville sito a Av. Getulio Vargas, 463 e direcionado a todos que trabalham ou desejam trabalhar com adolescentes.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
EQUIPE DO COMPED MINISTRA CURSO EM ALVORADA - RS
· Ev. Josias Rosa ministrou os temas “organização e administração da EBD” e “Liderança Cristã” para Coordenadores distritais e superintendentes de congregações.
· Pr. Claiton Ivan Pommerening ministrou o tema “Educação Cristã para professores de Adultos” e “A espiritualidade do educador cristão” para o publico Geral.
· O Pb. Fernando Albano ministrou o tema “O Professor Criativo e suas Fontes de Criatividade” para professores de adultos.
· Profª. Isabel Veiga de Mello Ministrou o tema “Educar para transformar, a meta do verdadeiro mestre” direcionado a todos os participantes.
· Profª. Inês Pozzagnollo Leite conduziu o “Debate” (Mesa Redonda) com professores de Jovens.
As atividades de sábado e domingo foram realizadas em um colégio público, onde reuniu os professores de todo o campo. Durante os intervalos de cada palestra foi servido um coffe-black e a noite um reforçado lanche. No Sábado a tarde o Pr. Waldemar Pereira Paixão presidente da Igreja em Alvorada, fez uso da palavra para expressar a gratidão pela vinda da equipe do COMPED e pelo
domingo, 6 de junho de 2010
Escola Bíblica Dominical Retorna as Atividades no Templo Sede
segunda-feira, 17 de maio de 2010
EBD REALIZA MAIS UM COMPED
Plenárias: Pr. Claiton Ivan Pommerening; Pr. Ismael dos Santos (Blumenau); Pb. Marcos Tedesco e Pb. Fernando Albano.
Oficinas: Pr. Marcio Batista; Ev. Josias Rosa; Pb. Volnei Soethe; Pb. Juarez Vieira; Profº. Valdir Floriano; Profª. Gisele de Souza e Profª Noemi Lemos.
Participaram do evento um total de 153 professores. No encerramento foram homenageados os integrantes do distrito 18 por se destacarem em maior numero de inscrições (total 66). Nosso agradecimento aos seguintes Irmãos: Profª. Inês Pozzagnolo coordenadora do COMPED em Joinville pelo brilhante trabalho realizado e os distritais da EBD: Jaison Diogo gonçalves (Dist. 10); Paulo Roberto (Dist.13); Pr. Marcos Martins (Dist. 18) pela excelente atuação nos seus respectivos distritos. O Objetivo do COMPED é Preparar professores e superintendentes para atender as necessidades de ensino da igreja, principalmente da Escola Bíblica Dominical.